TOYOTA FIRMA PARCERIA COM STARTUP GAÚCHA PARA RECICLAR 100 MIL CARROS
Postado 19/05/2021
A Toyota anunciou na segunda-feira, 10, parceria com a startup gaúcha GWA para promover técnicas de descarte de veículos no Brasil. A GWA realiza a descontaminação dos veículos, a triagem dos materiais e o encaminhamento para reciclagem e o desígnio adequado.
O processo irá seguir o manual de destinação de materiais veiculares recentemente desenvolvido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Esse documento, feito de forma independente, tem o intuito de estabelecer as melhores práticas nacionais e internacionais para unidades de desmontagem veicular.
Segundo a fabricante, a ideia é que esta seja a primeira de muitas parcerias com empresas do tipo - a estimativa é que sejam pelo menos 100 projetos reconhecidos e implementados até 2050. No Brasil, 13 iniciativas diferentes foram sondadas desde 2017 e apenas a GWA se qualificou até o momento. É a primeira vez que a matriz da Toyota reconhece um projeto do tipo na América Latina.
Durante o processo de determinação da parceria, a parte da Toyota foi fornecer orientações durante o acompanhamento de desmontagens de carros em fim de vida. A GWA afirma que, no Brasil, há dois milhões de carros abandonados ou em fim de vida útil. Ela pretende, até 2030, descontaminar e reciclar 100 mil toneladas de resíduos automotivos e atingir o índice de reaproveitamento de até 85% de um veículo no final da vida.
A parceria é parte de uma iniciativa maior dentro da Toyota, o Desafio Ambiental Global 2050. Trata-se de uma série de compromissos da montadora que incluem diminuir em 90% as emissões de gás carbônico até 2050, estabelecer ciclos de vida com emissão neutra (da fabricação ao descarte) para seus produtos e zerar emissões de CO2 nas fábricas, entre outros.
FONTE: www.automotivebusiness.com.br
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...