STARTUP LANÇA NOVA HORTA CASEIRA INTELIGENTE E TRIPLICA VENDAS
Postado 05/11/2020
A Favo Tecnologia desenvolve produtos e serviços inteligentes para a prática da agricultura urbana doméstica em pequena escala. Suas pequenas hortas com rega automatizada caíram no gosto dos consumidores confinados em casa pela pandemia da Covid-19, o que elevou as vendas em 257%, na comparação entre os números de abril e junho.
Em dois anos, startup curitibana, Favo, passou por dois processos de captação e aceleração com investidores-anjo.
A empresa aproveitou a o isolamento para lançar o Easy Garden (foto), uma horta inteligente que permite o cultivo do seu próprio alimento orgânico em casa de maneira rápida, fácil e automatizada. Feito em diferentes tamanhos para caber em qualquer espaço, o produto é de fácil manuseio e permite instalar e começar a plantar em menos de 10 minutos. Outros sucessos da startup são o "Kit horta em casa" e a "Quarentena Verde", uma página no próprio site da marca que reúne artigos e dicas para quem quer começar a plantar em casa. O site registrou um aumento de acessos na casa de 151%, o que significa 36 mil page views no segundo trimestre.
"Acreditamos que a natureza tem um lugar fundamental nas cidades do futuro e no cotidiano das comunidades. A sustentabilidade é um dos pilares mundiais e por isso investir nesses conceitos fazem toda a diferença. A marca vem crescendo diariamente e os resultados são expressivos", diz o CEO Marcelo Pinhel, jovem empreendedor de 28 anos que foi um dos idealizadores da Favo, e hoje toca a empresa a lado dos sócios Raissa Yamasaki e Marfan Fragoso.
A Favo produz soluções de hortas domésticas para empresas. "Hoje atendemos grandes empresas que nos procuram para implantar hortas em suas estruturas. No entanto, levar alimentação orgânica de qualidade para a casa das pessoas é o que preenche nosso propósito principal. A pandemia, sem dúvida, fez com que a gente olhasse mais para nossa saúde, para o que estamos consumindo, mais pessoas cozinhando em casa e entendendo o valor de se manter saudável. Tudo que vendemos no nosso e-commerce foi para pessoa física", conta Pinhel. A startup investiu em marketing digital e os resultados foram expressivos. O lançamento do e-book sobre como montar uma horta de temperos em sete passos teve taxa de 81,9% de conversão.
Investidores
A startup nascida em 2018 faz parte dos principais ambientes de inovação do país. Já passou por duas rodadas de captação, a primeira com investidores anjo, com participação do grupo Angels4Impact e de João Paulo Mehl, destinada à validação de mercado e desenvolvimento. A segunda, no início de 2020, incluiu um processo de aceleração da Hards, aceleradora especializada em empresas de hardware e software. O objetivo foi investir no marketing, comercial e desenvolvimento do Easy Garden. Até o final do ano a empresa espera crescer 30%.
A ideia nasceu em 2017 e está muito conectada com a história de vida de Marcelo, que cresceu em um sítio no interior de São Paulo, sempre envolvido na agricultura familiar. No projeto final de graduação na UTFPR, desenvolveu a horta automatizada, que viria a ser o primeiro produto da Favo.
FONTE: REVISTA AMANHÃ
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