Sema e Fepam apresentam resultados
Postado 22/09/2016
Foi verificada uma redução drástica na qualidade da água no ponto 1, a ponto de afetar, significativamente, a qualidade nos pontos 2 e 3. Esta piora está associada a presença de grande quantidade de matéria não-biodegradável, oriunda de fontes industriais e/ou agrícolas e nutrientes, do que de fontes domésticas, apesar da grande concentração de matéria de origem fecal. Nos pontos 3, 4 e 5, observa-se uma melhora na capacidade de depuração de matéria orgânica, em virtude do aporte de água proveniente do rio Jacuí.
A rede de coleta de amostras é formada pelos seguintes pontos: Ponto 1: foz do rio Gravataí; Ponto 2: no lago Guaíba, ao sul da Casa de Bombas nº 5 do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP); Ponto 3: no lago Guaíba, ao sul da Casa de Bombas do Trensurb; Ponto 4: no lago Guaíba, entre o Ponto 3 e o ponto de captação de água do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para as Estações de Tratamento de Água (ETA) São João e Moinhos de Vento; e Ponto 5: no lago Guaíba, ao sul do ponto de captação de água do DMAE.
Foram analisados os seguintes parâmetros nesta campanha: alcalinidade, cádmio, cloretos, cobre, condutividade elétrica, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de Oxigênio (DQO), Escherichia coli, ferro, fitoplâncton/cianobactérias, ortofosfato, fósforo total, manganês, níquel, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido (OD), pH, profundidade de coleta, profundidade total, salinidade, sólidos dissolvidos totais, sólidos suspensos totais, temperatura da água, transparência da água, turbidez e zinco.
Ao final das campanhas de monitoramento, será elaborado relatório técnico sobre a qualidade da água do lago Guaíba, contemplando os resultados obtidos nas 12 (doze) campanhas previstas. Em função dos parâmetros analisados, a avaliação terá como referência os padrões estabelecidos na resolução 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), especialmente para o uso no abastecimento para consumo humano.
Veja aqui os resultados dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos analisados ao longo das quatro campanhas de amostragem realizadas até agora.
Fonte: Fepam
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...