SEC processa Vale por manipulação e fraude em laudos de Brumadinho
Postado 28/04/2022
A companhia "intencionalmente escondeu os riscos de colapso de uma de suas barragens mais antigas e perigosas", afirma SEC em acusação
A Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais americano, entrou com um processo contra a Vale na Justiça dos Estados Unidos afirmando que a mineradora mentiu para os investidores sobre suas práticas de segurança de barragens.
De 2016 até a tragédia de Brumadinho em janeiro de 2019, a companhia manipulou auditorias técnicas de suas barragens, forneceu laudos fraudulentos sobre a estabilidade das estruturas e enganou governos, comunidades e investidores, diz a SEC em sua denúncia.
A companhia “intencionalmente escondeu os riscos de colapso de uma de suas barragens mais antigas e perigosas”, afirma a acusação da SEC, em referência a Brumadinho.
O desastre de três anos atrás deixou 270 mortos e causou uma das maiores acidentes ambientais da história brasileira.
A ação da SEC foi apresentada na Justiça Federal americana. O regulador exige a imposição de multas e a devolução do que a agência chama de ganhos indevidos.
A agência baseia suas acusações em informações contidas nos relatórios de sustentabilidade publicados pela Vale, uma das ferramentas cada vez mais importantes para a tomada de decisão dos investidores, afirma a SEC.
O processo é semelhante ao movido contra a Volkswagen, há três anos. A montadora alemã foi acusada de esconder informações sobre um sistema em seus carros que burlava os limites de emissões de CO2 estabelecidos pelo governo americano.
A Volkswagen teve de pagar mais de US$ 25 bilhões em multas, penalidades e acordos judiciais.
Procurada pela reportagem, a Vale ainda não se manifestou oficialmente.
FONTE: www.capitalreset.com
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...