SÃO PAULO FIRMA PARCERIA PARA DESENVOLVER PROGRAMA DE RECICLAGEM VEICULAR
Postado 31/03/2021
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) assinou um Protocolo de Intenções com o Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transporte (iDestra) para a estimular a cadeia de valor da reciclagem veicular no estado e promover a Economia Circular, com geração de emprego e renda.
A ideia é, assim como exemplos bem-sucedidos na União Europeia, fazer de São Paulo referência no que tange ao reaproveitamento de peças e de veículos e na correta destinação dos resíduos sólidos provenientes deste setor. Estimativas apontam um mercado de desmontagem e reciclagem de veículos com potencial de movimentar R$ 20 bilhões por ano no País.
Ainda sobre a questão da reciclagem de veículos, Penido aproveitou para destacar o processo, que já se inicia com o desenvolvimento de um plano de trabalho dentro das próximas semanas. “Acreditamos que estamos no caminho certo na busca de soluções, alternativas e na conscientização da população, que é fundamental. Essa disposição, tanto nossa como do iDestra nos faz crer que vamos cumprir esse desafio e transformar o que pretendemos em realidade”, observou.
A PNRS
É importante destacar que veículos no fim de vida útil, sucateados, são passivos ambientais de significativo impacto no solo, de degradação do próprio ambiente, ocupando um espaço que poderia ter uma melhor utilização pública.
FONTE: PORTAL SANEAMENTO AMBIENTAL
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...