Reunida na FIERGS com empresários, Secretária do Ambiente Ana Pellini garante maior agilidade na liberação de licenciamentos
Postado 17/10/2018
Ana Pellini, depois de receber e analisar a Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial, trabalho elaborado pelo Grupo de Política Industrial da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul, afirmou que quem produziu o documento “conhece profundamente os problemas internos e externos” dos empreendedores no Brasil.
O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry; e o coordenador do Grupo, Carlos Alexandre Geyer, destacaram a importância de uma Política Industrial para impulsionar o crescimento econômico. Que só poderá ser implantada com a resolução de alguns problemas, como a insegurança jurídica e a burocracia, que dificultam esse crescimento.
Diante deste diagnóstico, Pellini fez um rápido balanço de sua secretaria e destacou algumas inciativas que tornaram mais ágeis os licenciamentos ambientais para instalação de empresas no Estado. Lembrou que, com a implantação do Sistema Online de Licenciamento (Sol), a média para a emissão da licença caiu de 909 dias, em 2014, para cerca de 40 atualmente.
Além disso, o estoque de processos pendentes junto à Fundação Estadual de Preteção Ambiental (Fepam), vinculada à secretaria, foi reduzido de 12 mil para 4 mil. Segundo Pellini, entre as próximas ações para “desburocratizar” o licenciamento e facilitar a instalação de empreendimentos, está a da revisão de legislação ambiental do Rio Grande do Sul, que “não está afinada com a nacional, o que deixa o Rio Grande do Sul em desvantagem”.
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...