Glob Engenharia Ambiental - RECICLAGEM DE BATERIAS AUTOMOTIVAS NO BRASIL – Meta é reciclar mais de 16 milhões de baterias

RECICLAGEM DE BATERIAS AUTOMOTIVAS NO BRASIL – Meta é reciclar mais de 16 milhões de baterias

Postado 04/03/2020

No Brasil segundo o IBGE, há um veículo automotivo para cada cinco habitantes. Imagine então quantas baterias de chumbo ácido são descartadas ao longo dos anos. O MMA  iniciou em 2019 a operação da logística reversa dessas baterias, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), O acordo setorial foi fechado com Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat), a Associação Nacional dos Sincopeças do Brasil (Sincopeças-BR) e o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber).

O acordo estabelece que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de baterias integrarão o sistema, composto por pontos de coleta e pelos serviços de coleta, transporte, armazenamento e destinação final ambientalmente adequada de baterias que não têm mais uso. Importante frisar que o consumidor também faz parte do ciclo, uma vez que ele deve voluntariamente entregar as baterias nos pontos de coleta.

A iniciativa tem abrangência nacional e já prevê participação acima de 60% em todas as regiões do Brasil. As metas são progressivas, estimando recolhimento e envio para reciclagem de mais de 16 milhões de baterias automotivas de chumbo ácido. Segundo a Abrabat, o setor de baterias de chumbo ácido gera anualmente cerca de 300 mil toneladas de itens que ficam sem uso.

André França, secretario da Qualidade Ambiental do MMA ressalta que o acordo de baterias de chumbo ácido vai permitir que ao final de quatro anos de implementação o sistema consiga recolher 16 milhões de baterias todos os anos, o que representa 155 mil toneladas de chumbo reciclados.

Além de prevenir a contaminação do solo e das águas, a logística reversa reduz a dependência da importação de chumbo para a fabricação de novas baterias, sendo um exemplo de sustentabilidade. “Depois que esse sistema estiver implementado, ele vai suprir 75% da demanda nacional do setor. Isso é logística reversa, você reinsere na cadeia produtiva um produto que já não tem mais utilidade, como é o caso de uma bateria já exaurida”, aponta França. Desse processo de reciclagem também são extraídas outras matérias primas como plástico e ácido sulfúrico que voltam ao processo produtivo, fechando a economia circular.

Por que essa preocupação com s baterias automotivas?

A bateria automotiva é fabricada basicamente com chumbo, solução ácida e polímeros. O chumbo é utilizado como principal substância na fabricação industrial porque possui, entre outras vantagens, baixo ponto de fusão e alta resistência à corrosão. O problema é que se por um lado ele é perfeito para o produto, por outro é prejudicial para o meio ambiente se descartado de maneira incorreta pois os metais pesados presentes contaminam solo, lençóis freáticos e até mesmo fauna e flora.

FONTE: MMA

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