RANKING ESG NA BOLSA BRASILEIRA
Postado 28/01/2022
ISE: EDP, Renner, Telefônica, CPFL e Natura lideram ranking ESG da B3
A bolsa acaba de publicar, pela primeira vez, a pontuação de todas as empresas que se inscreveram para integrar seu Índice de Sustentabilidade Empresarial. Os dados constam de uma ampla plataforma de consulta colocada no ar pela bolsa agora pela manhã.
Nas dez primeiras posições do ranking da carteira atualmente em vigor, e que já segue a nova metodologia, estão: EDP Energias do Brasil, Lojas Renner, Telefônica do Brasil, CPFL Energias, Natura &Co, Klabin, Itaú Unibanco Holding, Ambipar, Suzano e Engie.
Um dos nomes mais polêmicos da nova carteira por causa do setor de atuação, envolvimento na Lava Jato e do desastre socioambiental em Alagoas, a petroquímica Braskem aparece com uma das mais altas pontuações, na 14° colocação.
A plataforma aberta pela B3 vai muito além de dar transparência à pontuação de cada uma das 73 empresas que se inscreveram para fazer parte do índice (de 197 convidadas).
É possível ver, por exemplo, quais empresas obtiveram uma pontuação mínima para integrar a carteira, mas foram excluídas por não passaram pelos filtros reputacional e climático, que são elaborados, respectivamente, por Reprisk e CDP.
Foi o caso, por exemplo, dos frigoríficos Marfrig e JBS, que aparecem em 34º e 37º em pontuação, mas não entraram na carteira em vigor, que conta com 34 ações, de 34 empresas.
No portal aberto pela bolsa, cada empresa tem um dashboard completo, com a pontuação em cada um dos aspectos considerados, sua posição em relação a pares setoriais e também é possível baixar um relatório individual.
FONTE: www.capitalreset.com
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...