Glob Engenharia Ambiental - O IMPACTO DO E DO ESG NA ECONOMIA SOB O OLHAR DAS LIDERANÇAS

O IMPACTO DO E DO ESG NA ECONOMIA SOB O OLHAR DAS LIDERANÇAS

Postado 12/07/2022

2. Como setor privado tem lidado com os desafios ESG
 
Para Malu Pinto e Paiva, Brumadinho foi uma inflexão na vida da Vale

Entre os desafios da Vale, Malu Pinto e Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale, cita a reparação e compensação para a tragédia de Brumadinho como a agenda prioritária para a empresa, e que trouxe questões ligadas à segurança, ao papel das pessoas como atores de centro do modelo e criação de um novo pacto com a sociedade.

A tragédia de Brumadinho disparou um processo de transformação cultural, onde houve a percepção de que é possível que haja a inserção do olhar social e ambiental em todas as políticas e todos os processos, produtos e relacionamentos, trazendo assim, a agenda ESG totalmente integrada ao negócio. Porém, segundo Malu, a inserção dessas políticas por si só não são capazes de mudar nada, sendo, nesse caso, a mudança da cultura empresarial fundamental.

Além de Brumadinho, a Vale tem como foco, a questão climática, com metas  já declaradas em 2020, a questão florestal com a restauração e preservação de florestas e a agenda social, que se faz necessária para que haja, além de sustentabilidade, vidas mais dignas no planeta. Nesse aspecto, a  Vale se compromete a contribuir para a retirada de 500 mil pessoas da pobreza até 2030. Além de metas de diversidade, incluindo a pauta indígena, gênero e raça.

Na prática, a Vale tem implementado ESG através de ações de governança em seu processo, divididos em governança geral - com metas compartilhadas com chairs e VPs da empresa - e com o fórum de mineração sustentável e fórum específico para questões climáticas.

FONTE: AMCHAM

Baixe Nosso Portfólio

Baixar Agora