MUNICÍPIOS DO CISGA DESENVOLVEM PLANO INTERMUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Postado 16/07/2017
Nesta sexta-feira, 14, o Prefeito Guilherme Pasin esteve reunido com o Secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias e com o Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Luís Espeiorin. Na ocasião, eles apresentaram o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que será implantado pelos Municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA).
O projeto, que conta com assessoria técnica da empresa Global Engenharia Ambiental Ltda, visa integrar os 14 municípios para ações conjuntas desenvolvendo de forma regional programas de educação ambiental, metas para diminuir a quantidade de resíduos gerados e alternativas mais sustentáveis para o tratamento e destinação final de rejeitos.
O Presidente do COMDEMA, Luís Espeiorin destaca que as ações já iniciaram com o diagnóstico da realidade de cada integrante do consórcio, englobando a quantidade de resíduos gerados e os custos com a coleta e destinação. “Nesta fase estamos desenvolvendo a campanha de Educação ambiental, que irá padronizar modelos e cores das lixeiras, além material de divulgação e orientação”, disse. Atualmente os Municípios integrantes do consórcio geram juntos cerca de 70 mil toneladas de resíduos por ano
Para o Prefeito Guilherme Pasin a padronização nos serviços possibilita a implantação de soluções integradas e resolutivas. “A questão dos resíduos é o grande desafio dos Municípios de todo o país. Com a padronização da educação ambiental, legislação, coleta e destinação iniciamos um processo resolutivo para a questão”, destaca.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...