FEPAM ENTREGA LICENÇA PARA 1ª CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS E DE SAÚDE DO VALE DO RIO PARDO E TAQUARI
Postado 11/08/2021
A presidente da Fepam- Marjorie Kauffmann, acompanhada pelo Secretário Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, entregou oficialmente, nesta terça-feira (20.08.), duas licenças para a empresa Ecolog Serviços Ambientais. A visita à fábrica fez parte das agendas realizadas em Santa Cruz do Sul, em uma série de compromissos junto ao governador Eduardo Leite.
O primeiro documento entregue foi a Licença Prévia para uma Unidade Tratamento de RSSS - tecnologia de tratamento de resíduos sólidos de serviços de saúde. O segundo foi a Licença de Operação para uma Central de Recebimento e Destinação de Resíduos Industriais Classe 1.
Conforme o diretor da Ecolog, Diego Leite, a Central de Tratamento deve iniciar sua operação no último trimestre de 2021 e vai beneficiar os mais de 15 mil geradores de resíduos atendidos pela Ecolog Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. "Todos serão favorecidos diretamente com a possibilidade de agilizar o descarte de seus resíduos estocados, com a redução de seus custos de operação e dos riscos de contaminação", ressaltou Diego.
Hoje, o tratamento do resíduo leva de 7 a 10 dias após a coleta porque não é feito na sede da Ecolog em Santa Cruz do Sul, mas sim em uma empresa parceira na Região Metropolitana. Com a instalação da central, essa etapa poderá ser cumprida em apenas um dia após a coleta, o que vai reduzir a exposição e o risco de contaminação das equipes.
A presidente Marjorie reforçou a importância de projetos como esse tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde pública, especialmente em um período de pandemia, devido ao aumento na produção de resíduos originários das testagens. "A Fepam cumpre o papel de regular e fiscalizar esses empreendimentos, para que a coleta e o tratamento dos resíduos sejam adequados. Para nós é gratificante emitir licenças dentro de todas as condições ambientais para que a população esteja segura de que o correto será seguido", finalizou Marjorie.
"A destinação desses resíduos é uma questão de saúde pública e ambiental, que precisa ser tratada como prioridade. A Ecolog, que é uma referência na área, tem práticas que devem ser mostradas e seguidas", concluiu o secretário Viana.
FONTE: Fepam-RS
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...