Glob Engenharia Ambiental - Esta startup de combustível sintético acaba de receber US $ 75 milhões da Porsche

Esta startup de combustível sintético acaba de receber US $ 75 milhões da Porsche

Postado 07/04/2022

Depois de gastar US$ 22 milhões na planta piloto, a Porsche compra uma participação de 12,5%.

Em 2021, a Porsche anunciou que estava começando a trabalhar com combustíveis sintéticos. A empresa está bastante orgulhosa de que muitos dos carros que construiu ao longo das décadas ainda estão na estrada e reconhece que a única maneira de manter isso em um futuro cada vez mais prejudicado pelo clima será com gasolina sintética feita com carbono sugado do ar.

Em setembro do ano passado, foi inaugurada a planta piloto Haru Oni, construída para esse fim, em Punta Arenas, no Chile . Essa planta foi financiada em parte pela Porsche, bem como pela Siemens Energy e ExxonMobil, mas está sendo construída e será operada por uma startup chilena chamada HIF Global. Na quarta-feira, a Porsche anunciou que estava investindo US$ 75 milhões para comprar uma participação de 12,5% na startup.

O processo de fabricação de efuel em Haru Oni ??começa capturando CO 2 do ar e usando energia eólica para eletrolisar água em hidrogênio e oxigênio. O carbono e o hidrogênio são usados ??para sintetizar o metanol, e o metanol é então transformado em hidrocarbonetos mais longos usando o processo de metanol para gasolina da ExxonMobil .

A fase piloto de Haru Oni ??(que recebeu US$ 22 milhões em financiamento da Porsche) deve começar a produzir seu primeiro combustível sintético em meados do ano, com uma taxa de produção anual de 34.000 galões (130.000 L) até o final de 2022. A partir daí, está a todo vapor à frente, aumentando para 14,5 milhões de galões (55 milhões de L) em 2024 e 145 milhões de galões (550 milhões de L) até 2026, a um custo de cerca de US$ 7,6 por galão (US$ 2 por L).

Embora esse novo financiamento não mude a trajetória da fábrica de Haru Oni, Michael Steiner, membro do conselho executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, prevê a adição de capacidade extra de fabricação de efuel na América do Norte e na Austrália nos próximos anos.

FONTE: www.arstechnica.com

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