DESACELERE, APRENDA E EXPANDA SEUS HORIZONTES
Postado 17/06/2020
Algumas dicas muito bacanas para fazer com a família e se divertir muito durante a pandemia
SUGESTÃO Nº 1: FAÇA UM TOUR on line DE CIDADES AO REDOR DO MUNDO
Alguns canais de YouTube podem ajudar a contornar a vontade de caminhar por espaços públicos. São páginas que oferecem tours online por diferentes cenários e partes do mundo.
Os vídeos colocam o espectador em primeira pessoa enquanto ele percorre virtualmente regiões inteiras de cidades e espaços naturais. Conduzidos por uma câmera estável, em alta resolução e sem um apresentador à frente, em muitos casos esses passeios têm duração de horas sem nenhum corte.
Há tours de cidades como Nova York, Londres, Tóquio e Bangkok. É possível também deixar os vídeos rolando ao fundo em meio a outras atividades para ouvir os sons de chuva, vento, centros comerciais, mercados noturnos e diversos outros lugares. Abaixo alguns canais que oferecem o tour.
4K Urban Life: o canal traz vídeos de diversas cidades da Europa, Ásia, EUA, Canadá e Egito. O canal oferece tours feitos por caminhada, em Turim, na Itália, ou Tel Aviv, em Israel, por exemplo. E alguns deles estão em 360º. Há também vídeos com trilha musical, tomadas aéreas e cortes dos melhores lugares da cidade retratada. Até os animais têm espaço em vídeos dentro de zoológicos e aquários.
Rambalac: Esse canal é para quem sempre quis conhecer os quatro cantos do Japão. Com mais de 260 mil inscritos, todos os vídeos a partir de 2017 também estão em 4K.
A maior parte das gravações ultrapassa uma hora de duração, mas há outros menores como os filmados por drones. Com os vídeos é possível conhecer linhas de trem, centros comerciais e festivais com fogos de artifício. Há também uma série de vídeos em bosques, parques e montanhas
Watched WALKER: algumas cidades do Reino Unido, França, Espanha e Portugal. A diferença é que a grande parte dos vídeos publicados são mais curtos, com menos de 30 minutos. Em alguns vídeos, o criador do canal assume o papel de guia e explica o que há de especial nos lugares que passa; em outros, ele coloca apenas legendas descritivas no rodapé das imagens.
Lazy Tourist: esse canal registra o dia a dia em Bangkok, capital da Tailândia. É possível navegar por alguns dos principais templos, ilhas, festivais, centros comerciais e mercados flutuantes e noturnos. Há também um espaço no canal para a vida noturna, que reúne turistas, vendinhas e baladas no meio da rua.
SUGESTÃO Nº 2: VISITE ZOOLOGICOS E AQUARIOS ONLINE
Por meio de câmeras ligadas 24 horas por dia e lives com cuidadores, é possível conhecer a rotina de aves, mamíferos e peixes de instituições de várias partes do mundo.
Abaixo, alguns zoológicos, aquários e até safáris com gravações que em muitos casos funcionam até 24 horas por dia.
Para acompanhar o dia todo: o zoológico de San Diego tem transmissões que permitem acompanhar a rotina dos animais. No site, são oferecidas mais de 10 lives simultâneas, entre elas as de pinguins, babuínos, borboletas e urso polar. Fora dos EUA, há diversos outros zoológicos que também oferecem lives 24 horas por dia pela internet. É o caso dos zoológicos de Edimburgo, na Escócia, Dublin, na Irlanda, e Melbourne, na Austrália.
Para conhecer mais os animais: O site do Zoológico de Cincinnati, o segundo mais antigo dos EUA, faz lives diárias com cuidadores descrevendo os hábitos e características dos animais. Há transmissões diárias na página do zoológico YouTube, onde é possível assistir às explicações com legendas automáticas em português.
Para assistir à vida embaixo d’água: o Aquário da Georgia oferece em seu site nove canais que transmitem 24 horas por dia. Entre os viveiros é possível assistir a belugas, lontras, água-vivas e até habitats de corais. Na página de cada live, há informações das espécies e do aquário em que os animais estão, acompanhadas de referências que levam a dados mais detalhados. No canal do YouTube, é publicado toda sexta um vídeo em que os cuidadores alimentam e falam um pouco de uma espécie. A tradução automática em português está disponível.
Para fazer um safári virtual: A Wild Earth é uma emissora sul-africana de safáris. Diariamente, no seu canal do YouTube, faz duas lives diárias pelas savanas da reserva de caça privada Djuma, no nordeste da África do Sul: uma no nascer do sol (1h do horário de Brasília), outra no pôr do sol (11h do horário de Brasília). Faladas em inglês, depois de publicadas é possível assistir aos vídeos com tradução automática em português. Outra emissora, não vinculada a nenhum zoológico ou instituição do tipo, é a Explore. Com centenas de câmeras 24 horas por dia ao redor do planeta, é possível observar de paisagens a animais silvestres.
FONTE: NEXO JORNAL
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...