COMO MELHORAR OS ASPECTOS TÉCNICOS DE SUAS VIDEOCONFERÊNCIAS
Postado 12/08/2020
Com a grande adesão do home as reuniões online se tornaram parte do dia a dia, realizadas em plataformas como o Zoom e o Google Meet. E, com elas, surgiram alguns fenômenos com origens em aspectos técnicos da plataforma, como o colega que posiciona o computador contra a luz ou então aquela pessoa que aperta o microfone na hora de falar.
Então aqui vão algumas dicas importantes para melhorar suas reuniões.
Como melhorar o vídeo?
Não é necessário investir muito para se ter uma boa imagem nas reuniões virtuais. É possível garantir uma boa qualidade de vídeo com a webcam padrão dos notebooks e tablets mas, para isso, é necessário garantir uma boa iluminação e um bom enquadramento. O pior erro que alguém pode cometer em uma videoconferência é posicionar a câmera abaixo ou acima da linha dos olhos . Em termos de iluminação, há duas opções: aproveitar a luz natural, melhor ainda se for filtrada, ou apostar em uma luz artificial.
Para filtrar, você pode usar uma placa de isopor e sentar numa posição de 45 graus em relação a ela, de uma maneira que o sol bata na placa e rebata no seu rosto. A mesma técnica pode ser feita usando uma parede branca. Há também a possibilidade de se sentar perto de uma janela ou porta de vidro munida de uma cortina de voil branca.
Para a iluminação artificial, caso tudo que você tenha seja uma luminária de mesa simples, a recomendação é de posicioná-la na altura de seus olhos e usar papel manteiga ou papel vegetal como filtro.
Como melhorar o áudio
O uso dos fones de ouvido que acompanham os celulares e que contam com microfone para atender ligações já é suficiente para se garantir uma boa qualidade de áudio e evitar os ecos das falas dos outros participantes.
Os ruídos são o principal problema em termos de som nas videoconferências. Em home office, é muito difícil controlar os barulhos externos, mas fazer reunião com a TV ligada, com janela aberta próxima de rua movimentada ou ficar digitando e clicando só aumenta o ruído que você está produzindo para os outros participantes.
Às vezes o microfone está muito alto ou muito baixo. O ideal é encontrar o ponto certo para que todos ouçam com claridade. Qual é esse ponto? Depende do ambiente e do microfone que está sendo usado. Ambas as plataformas(Zoom e Google Meet) permitem um teste de som para que o usuário escute o próprio som.
A ‘Zoom-etiqueta’
No blog da empresa, há um texto, que surgiu com o termo “Zoom-etiqueta, com boas práticas para as reuniões virtuais.
Uma das principais dicas é olhar para a câmera quando estiver falando. Segundo o texto, olhar para a tela durante a fala faz a atenção parecer deslocada.
O manual de etiqueta pede que o microfone dos participantes fique desligado quando eles não estiverem falando, para que os ruídos de seus ambientes não invadam as falas dos outros.
A empresa também recomenda minimizar as distrações – como notificações e e-mails – mantendo o foco no assunto da reunião e naquilo que é importante ser transmitido para os demais.
Fonte: Nexo Jornal
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...