COMO MEDIR O NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE DA FAZENDA?
Postado 15/09/2020
O GIPS (Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável) é um guia lançado em 2016 pelo GTPS-Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. Essa auto avaliação gratuita ajuda o pecuarista a descobrir em que patamar de sustentabilidade está a sua fazenda, identificando pontos importantes que muitas vezes já fazem parte da lista de preocupações da fazenda, mas, às vezes, nem mesmo o produtor, tão envolvido no processo, conhece.
O GIPS tem como objetivo traduzir o conceito da pecuária sustentável na visão dos seis elos da cadeia produtiva da pecuária. É totalmente gratuito e confidencial e o produtor rural vai conseguir ter uma fotografia de como que está a fazenda dele em termos de sustentabilidade e aonde ele pode chegar, quais são os próximos passos para ele evoluir, avançar neste caminho da sustentabilidade.
De acordo com o grupo de Trabalho, a auto avaliação atribui perguntas a cinco áreas: gestão, meio ambiente, comunidades, trabalhadores e cadeia de valor. “A gente tem indicadores dentro de todos estes aspectos, tratando da sustentabilidade de uma forma bem ampla. O objetivo também é desmistificar o olhar de que a sustentabilidade é só o meio ambiente, é só abraçar árvore. Não é só isso. Sustentabilidade é muito mais que isso, envolve manejo de pastagem, cuidado com os trabalhadores, atendimento da legislação, seja o Código Florestal. 700 produtores já iniciaram cadastro na plataforma e 400 já preencheram sua avaliação.
FONTE: GIRO DO BOI
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...