CARNE 100% RASTREAVEL E LIVRE DE DESMATAMENTO
Postado 24/09/2021
Como maior empresa do varejo de alimentos do país, o Grupo Carrefour Brasil acredita que é possível impactar positivamente a sociedade, engajando parceiros nesses esforços e estimulando mudanças em todas as etapas da cadeia de fornecimento. Essas práticas estão em linha com o Act for Food, posicionamento de marca que reforça a estratégia de liderar os movimentos que levam à alimentação saudável, sustentável e a preço acessível. Deste modo, juntamente com a Fundação Carrefour e a IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável, o Grupo se torna a primeira empresa no país a comercializar carne 100% rastreável, do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado, e livre de desmatamento. O produto está sendo vendido, desde julho, em uma das lojas mais populares da rede, no Hiper de Interlagos (São Paulo), pois sustentabilidade não precisa custar caro. A iniciativa pioneira permite que os consumidores tenham acesso a informações por meio de um QR Code estampado na etiqueta do produto.
O resultado é fruto de uma parceria iniciada em 2018, cujos investimentos somam mais de 20 milhões de reais aplicados em Mato Grosso, no Programa de Produção Sustentável de Bezerros. O objetivo é a inclusão socioeconômica de 450 pequenos produtores, fornecendo assistência técnica, financeira e ambiental para o desenvolvimento de uma cadeia pecuária mais forte, economicamente viável e que resulte em um produto sustentável desde a origem.
O Grupo acredita no potencial de transformação socioambiental, incluindo economicamente o pequeno produtor e ajudando-o a preservar e a recuperar os biomas. Toda a estratégia do programa é dirigida a pequenos produtores de bezerros, com uma abordagem inovadora, que busca torná-los mais eficientes, melhorando a produtividade nas propriedades, aumentando suas receitas e abrindo oportunidades de investimentos, o que reforça ainda mais o compromisso do Grupo no combate ao desmatamento, incentivando a produção sustentável e a responsabilidade social. É importante ressaltar que não se trata de um conjunto de intervenções meramente assistenciais, mas de desenvolvimento para a estruturação individual desses pequenos produtores, por meio de modelos de negócios consistentes e acesso à financiamentos e investimentos.
FONTE: CEBEDS
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...