Glob Engenharia Ambiental

BID Invest emite primeiro bond do setor privado para financiar a Amazônia

Postado 08/07/2024

O BID Invest, braço do setor privado do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento, emitiu o primeiro título do setor privado do Grupo BID para financiar iniciativas verdes e sociais na região amazônica. A emissão visa criar oportunidades econômicas para o setor privado e, ao mesmo tempo, viabilizar proteção para o bioma.

O capital privado desempenhará um papel crítico na transição da região para uma bioeconomia que promova a descarbonização, faça uso sustentável dos recursos biológicos e incorpore tecnologia e conhecimento ancestral. Os recursos do título de cinco anos de 50 milhões de reais são direcionados para projetos alinhados com os objetivos do Amazonia Forever, o programa guarda-chuva holístico do Grupo BID que busca aumentar o financiamento para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

A emissão de títulos foi comprada pelo Record Emerging Market Sustainable Finance Fund e organizada pelo J.P. Morgan. Este título, a primeira emissão do BID Invest denominada em reais, faz parte da estratégia do Grupo BID para atrair capital privado para ajudar a financiar o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“A colocação bem-sucedida deste título do setor privado mostra um apetite emergente dos investidores em apoiar o desenvolvimento sustentável na Amazônia, que é essencial para regular o clima global. Para atrair mais capital, estamos a desenvolver uma carteira sólida de projetos financiáveis ??em áreas como energia limpa, água e saneamento, conectividade digital, bioeconomia e inclusão financeira. Continuaremos testando a demanda dos investidores e abrindo caminho para títulos da Amazônia de pleno direito”, disse James Scriven, CEO do BID Invest.

Olhando para o futuro, como parte do Memorando de Entendimento entre o Banco Mundial e o Grupo BID, ambas as instituições estão desenvolvendo em conjunto diretrizes de investimento para os Títulos da Amazônia, um grupo inovador de instrumentos financeiros que fornecerá financiamento para uma ampla gama de objetivos de desenvolvimento que também poderão incluem projetos do setor público. Estas directrizes regerão a utilização dos recursos, os indicadores de desempenho e as metas de desempenho de sustentabilidade e serão avaliadas pelos governos nacionais, bancos públicos de desenvolvimento e comunidades locais.

Sobre o BID Invest

O BID Invest, membro do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, é um banco multilateral de desenvolvimento comprometido com a promoção do desenvolvimento econômico de seus países membros na América Latina e no Caribe por meio do setor privado. O BID Invest financia empresas e projetos sustentáveis para obter resultados financeiros e maximizar o desenvolvimento econômico, social e ambiental na região. Com uma carteira de US$ 21 bilhões em ativos sob gestão e 394 clientes em 25 países, o BID Invest oferece soluções financeiras inovadoras e serviços de consultoria que atendem às necessidades de seus clientes em uma variedade de setores.

Sobre Amazônia Sempre

Amazônia Sempre é um programa guarda-chuva e holístico que visa proteger a biodiversidade e acelerar o desenvolvimento sustentável a partir de três frentes de ação: ampliando o financiamento, impulsionando a troca de conhecimento, e facilitando a coordenação regional entre os oito países amazônicos.

O programa é baseado em cinco pilares: combate ao desmatamento e fortalecimento do controle e segurança ambientais no contexto dos governos nacionais; a bioeconomia e economia criativa, impulsionando atividades econômicas alternativas e sustentáveis; pessoas, visando o acesso adequado a educação, saúde e emprego de qualidade; cidades e infraestrutura sustentáveis e conectividade; e agricultura, pecuária e silvicultura sustentáveis e de baixo carbono. Além disso, tem como foco promover a inclusão de mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e comunidades locais; conservação do clima e da floresta; e fortalecer as capacidades institucionais e o estado de direito.

Sobre o registro

O Record Emerging Market Sustainable Finance Fund é um fundo do artigo 8.º ao abrigo do Regulamento (UE) 2019/2088 que visa apoiar o desenvolvimento de mercados de moeda local em economias de baixo e médio rendimento, juntamente com um melhor acesso a empréstimos de longo prazo em moeda local. Esta estratégia de investimento única representa uma inovação significativa nos mercados cambiais e um compromisso com o desenvolvimento de novos produtos de investimento sustentáveis para investidores privados a nível mundial, que a Record espera ter um apelo amplo e crescente nos próximos anos

FONTE: www.idbinvest.org

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente