Avião movido a óleo e gorduras cruza o Atlântico pela 1ª vez
Postado 30/11/2023
London > New York. Esse foi o trajeto do primeiro voo de uma companhia aérea comercial a cruzar o Oceano Atlântico apenas com combustível sustentável.
• O Boeing 787 da Virgin Atlantic não contou com passageiros a bordo e foi aos ares graças uma mistura de 88% de gorduras e 12% de açúcares e óleo de cozinha usado.
Por que isso é relevante? O combustível sustentável reduz em 70% as emissões de carbono comparando com o tradicional querosene de aviação, que é um derivado do petróleo.
A indústria da aviação é responsável pela emissão de mais de 1 bilhão de toneladas de CO2. Dimensionando, isso representa quase 3% de toda as emissões de poluentes no mundo.
Até porque, atualmente, só 0,1% da frota mundial de aviões faz algum uso de gorduras, açúcares e óleos para abastecer, o que é visto como um grande passo para a “descarbonização dos céus”.
É um movimento mundial: Neste ano, mais de 100 países concordaram em reduzir em 5% o impacto dos combustíveis da aviação na emissão de CO2. A pouca oferta e o alto custo ainda são desafios para a indústria.
FONTE: The news
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...