A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Postado 18/07/2019
Muito se tem ouvido sobre as mudanças que a IA está fazendo e ainda tem por fazer na produtividade das indústrias, na saúde... na vida das pessoas. O que pouco tem se ouvido ainda é o que ela pode fazer para ajudar a criar um futuro mais sustentável para a humanidade. Em 2018, a demanda global por recursos foi 1,7 vezes maior do que a Terra pode aguentar em um ano.
O significado disso é que o padrão atual de “pegar-produzir-descartar” não serve mais. É indiscutível que se diminua drasticamente os desperdícios. A natureza esta ai para mostrar o caminho. Uma árvore, por exemplo, capta energia e nutrientes para se desenvolver, e, quando morre, passa a nutrir o solo, ou seja, volta para o ciclo.
Nesse sentido, é preciso repensar o processo produtivo das coisas, tudo que é produzido, desde automóveis, eletrodomésticos, embalagens e até roupas precisam ganhar novo propósito após sua vida útil-economia circular.
É nesse ponto que a IA pode contribuir muito acelerando essa abordagem e provocando a mudança tecnológica necessária:
- Projetando produtos mais duráveis e que ao final possam ser reutilizáveis;
- Desenvolvendo novos materiais que utilizem menos produtos nocivos a saúde e ao meio ambiente, que economizem energia na extração/produção;
- Repensando o designer dos produtos;
- Otimizando a tecnologia, especialmente na triagem de materiais, para reprocessar produtos descartados, evitando extraí-los “cru” da natureza;
- Maximizando novos modelos de negócios, dando ênfase ao serviço por assinatura e aluguel ao invés de adquirir produtos. A IA pode potencializar muito esses negócios.
Para enfrentar esses desafios precisamos de pessoas engajadas e com novas capacidades em negócios, tecnologia, gestão,...Uma economia verdadeiramente circular é aquela em que todos nós fazemos parte. Juntos podemos reverter os desafios criados pela atual economia do “pegar-produzir-desperdiçar”.
Inspire-se, assistindo esses vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=s7C0gi0_CEI
http://g1.globo.com/globo-news/videos/v/economia-circular-o-lixo-que-nao-e-lixo/6122986/
Fonte: Global Engenharia Ambiental
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...