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Sustentabilidade empresarial: como implementar na sua empresa

Postado 13/02/2025

A sustentabilidade empresarial é um conceito que alinha o crescimento econômico da empresa com sua responsabilidade socioambiental. Isso significa: desenvolvimento e crescimento no presente garantindo o acesso aos recursos e o bem-estar no futuro.

Ao contrário do que muitos pensam, a sustentabilidade não se limita ao aspecto ambiental, mas também abrange as dimensões econômica e social. Esses três pilares da sustentabilidade formam a base do ESG (Environmental, Social, and Governance).

Portanto, qualquer empresa que queira a perpetuação de seus negócios deve considerar a sustentabilidade como um tema estratégico, não só no aspecto de atendimento aos requisitos legais, mas também tratando o tema como uma oportunidade para melhorar seu desempenho e explorar novos mercados.

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial diz respeito a como a organização gerencia seu negócio, assegura sua saúde financeira, cuida das pessoas e controla seus impactos ambientais.

Quando esses cuidados são traduzidos em práticas sustentáveis implementadas de forma estruturada, demonstram a aderência da empresa aos pilares do ESG (Environmental, Social, and Governance). Ou seja, quanto maior o cuidado com as pessoas, com o planeta e com o "como as coisas são feitas", mais sustentável é a empresa.

Diante dos desafios econômicos globais atuais, nenhuma empresa, independentemente do seu tamanho e atividade, pode ignorar esses aspectos. Somente o equilíbrio entre os pilares ambiental, social e de governança levará a empresa aos melhores resultados econômicos.

Por que a sustentabilidade empresarial é essencial hoje?

Empresas ao redor do mundo estão atentas à mudança nos hábitos de consumo da população. Embora nas economias emergentes as escolhas ainda sejam baseadas no preço, as novas gerações de consumidores demonstram uma clara preferência por produtos que valorizam a ética, respeitam as pessoas e o meio ambiente.

Da mesma forma, os grandes players do mercado buscam fazer negócios com empresas que não apenas cumprem as regulamentações, mas também tenham práticas sustentáveis no setor empresarial. A tradução dessa visão no mercado corporativo, é que empresas aderentes ao ESG estão minimizando seus riscos e protegendo sua reputação.

Investidores preocupados com a rentabilidade também já perceberam que empresas sustentáveis possuem controles mais rígidos, resultando em menos perdas, melhores resultados, riscos controlados e negócios duradouros.

Esses fatores combinados têm criado uma pressão crescente para que as empresas adotem práticas sustentáveis, com o objetivo de fidelizar clientes e expandir seus negócios.

E, para responder a pergunta se adotar ESG nas empresas vale a pena, a Agência Humanizadas realizou uma pesquisa em 2024 com 1500 empresas de 14 segmentos e divulgou o resultado através do relatório Melhores Para o Brasil-MPB

O resultado mostrou que o retorno financeiro é melhor nas empresas com ações socioambientais. Segundo o estudo, o retorno financeiro acumulado das MPB atinge 280% enquanto a taxa no Ibovespa é de 165% e no ISE, 59%. 

As empresas também apresentam menor volatilidade na comparação com os índices, indicando que as MPB têm menor probabilidade de risco financeiro. 

Quanto ao engajamento dos funcionários e a rotatividade, o mercado brasileiro está avaliado em 33% e 56%, respectivamente. Nas Melhores para o Brasil o engajamento está em 84% e a rotatividade 12%. A diferença do custo anual com a substituição de funcionários chega a R$ 159 milhões.

Os pilares da sustentabilidade empresarial

Mas afinal, o que envolve cada um desses pilares? 

Sustentabilidade ambiental 

O E (Environmental) trata da gestão sustentável dos recursos naturais na empresa, da análise e controle dos impactos ambientais decorrentes de suas atividades, através de laudos técnicos, e do cuidado com o  gerenciamento de resíduos

Sustentabilidade social 

O S (Social) foca nas pessoas que se relacionam direta ou indiretamente com a organização - os stakeholders. Colaboradores, através de políticas de saúde, segurança e desenvolvimento de pessoas. Fornecedores, por meio de políticas claras de avaliação e negociação. 

Nesse aspecto, a empresa âncora desempenha um papel importante na disseminação da sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos, potencializando suas ações. E, ainda, o relacionamento com clientes e a comunidade do entorno, sem esquecer, claro, dos acionistas que ditam o rumo dos negócios.

Governança corporativa 

O G (Governance) preocupa-se com a forma de conduzir os negócios. Aqui, o foco está na tomada de decisões ordenada, obedecendo aos princípios de transparência e ética nos negócios. A conformidade regulatória é um fator crítico nesse pilar, garantindo que as organizações mantenham em dia seus alvarás, certidões e licenciamentos ambientais.

Como implementar práticas de sustentabilidade empresarial?

Quando as empresas tomam a decisão de iniciar sua jornada rumo à sustentabilidade, aparecem muitas dúvidas. É importante ter claro que muitas práticas já são realizadas na empresa e essas devem ser consideradas. A jornada não começa do zero. Portanto, considere essas 03 etapas para implementar o ESG na empresa:

Diagnóstico inicial e definição de metas

Para definir qualquer projeto em sustentabilidade o primeiro passo é saber onde estamos. Então, fazer um diagnóstico ESG, baseado nos melhores critérios de sustentabilidade do mercado, é fundamental. A partir dos pontos de melhorias identificados em cada pilar é possível direcionar as estratégias para melhorar a sustentabilidade empresarial corporativa.

Engajamento de stakeholders

Um dos grandes desafios da sustentabilidade empresarial é levar o conceito para além de seus muros. Engajar os stakeholders, colaboradores e acionistas, clientes e fornecedores no processo é condicionante para a obtenção de bons e contínuos resultados. 

Acompanhamento e ajustes

As práticas de responsabilidade socioambientais são sempre pautadas por  normas de gestão da sustentabilidade. Elas fornecem alicerces, critérios e, principalmente, auxiliam na melhoria contínua dos processos.

Cases de sucesso: empresas que transformaram suas práticas

Temos muitas empresas que já conhecem os resultados de implementar o ESG, inclusive reconhecidas empresas sustentáveis no Brasil.

1. Natura: empresa brasileira de cosméticos, tem a cultura do ESG impregnada em todas as decisões. Foi pioneira no assunto e corajosa em algumas ações como valorizar a verdadeira beleza, em 1986. Criou várias linhas de produtos veganos e é a empresa mais sustentável do país. Mantém projetos de desenvolvimento das comunidades da floresta, protegendo a biodiversidade e utilizando bio ingredientes.

A Natura segue a metodologia de valoração Integrated Profit & Loss (IP&L), que integra ganhos e perdas para medir e reportar os efeitos socioambientais da operação. O IP&L mostra que, em 2023, para cada R$1 de receita, a Natura gera R$ 2,7 de valor. Em seis anos, a  meta é gerar R$4 de impacto positivo para cada R$1 de receita.

2. AMBEV: líder no setor de bebidas, a Ambev apostou alto no aspecto da economia circular, tendo uma meta para até 2026 envazar 100% de seus produtos em embalagens retornáveis ou fabricados majoritariamente com materiais reciclados. Suas 32 unidades no Brasil trabalham com  100% de energia renovável e recentemente inaugurou uma grande cervejaria no Paraná carbono neutro.

O lucro líquido da unidade de cervejas da Ambev no Brasil foi de R$ 2,5 bilhões, crescimento orgânico de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Também aumentou em 7,3% o EBITDA da base global e teve nas marcas premium um crescimento de volume de 20%.

Esses resultados podem parecer muito distantes para sua empresa, mas nossa experiência de mais de 20 anos em práticas sustentáveis podem te ajudar a chegar nessa realidade.

Alguns exemplos de ações que podemos implementar:

- consumo consciente: incentivar e monitorar ações que usem racionalmente água, energia e matérias primas. Reduzindo o desperdício e aumentando a vida útil dos produtos;

- gestão de resíduos: ensinar a segregação e o reúso, controlar o descarte e garantir a conformidade legal dos transportadores e receptores com auxílio da nossa plataforma digital GLOB-SE;

- minimizar a pegada de carbono de seus produtos, medindo os gases de efeito estufa emitidos e adotando medidas para sua redução;

- promover a saúde e segurança dos trabalhadores;

- contribuir em  programas de desenvolvimento dos colaboradores;

- incentivar programas de relacionamento com a comunidade;

- desenvolver programa de sustentabilidade na cadeia de fornecedores;

- preparar a empresa para auditorias de responsabilidade socioambiental.

Benefícios de investir em sustentabilidade empresarial

Esses são apenas alguns dos benefícios da sustentabilidade:

- Redução de custos operacionais: as práticas sustentáveis levam as empresas a controlar seus processos, desde o consumo de matérias-primas, eficiência energética, gestão de carbono até a sustentabilidade na cadeia de suprimentos. Sempre que as metas são definidas e os indicadores analisados, a melhoria aparece e o resultado natural é a redução de custos operacionais.

- Melhora no relacionamento com investidores e clientes: ao adotar critérios de transparência e ética, a empresa assume o protagonismo do seu negócio junto aos stakeholders, melhorando suas relações e aumentando sua influência.

- Aumento da eficiência e da inovação dentro da empresa: práticas sociais estão conectadas com eficiência e inovação. Ambientes saudáveis, focados no desenvolvimento das pessoas atraem e retêm talentos. Ou seja, trazem para o jogo cabeças pensantes e engajadas, a combinação perfeita para inovar. 

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre sustentabilidade empresarial e ESG.

 

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