Publicação da ABNT que tratam das mudanças climáticas
Postado 26/10/2023
As mudanças climáticas referem-se a alterações de longo prazo nos padrões médios de temperatura, precipitação, ventos e outros elementos do clima em uma região ou em todo o planeta. Essas mudanças são influenciadas por uma variedade de fatores, incluindo atividades humanas e processos naturais.
As mudanças climáticas são uma preocupação global devido aos impactos significativos que afetam os ecossistemas, as comunidades humanas, as economias e a saúde global. Para combater as mudanças climáticas, esforços estão sendo feitos em todo o mundo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, promover a adaptação a essas mudanças e desenvolver soluções sustentáveis para mitigar os impactos negativos.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), alinhada com os objetivos da International Organization for Standardization (ISO), disponibilizou duas publicações que tratam da mitigação e adaptação das mudanças climáticas.
ISO Brochura 1:2023 - Adaptação às mudanças climáticas, a publicação apresenta a série ISO 1409x, normas desenvolvidas para auxiliar as organizações a priorizarem e desenvolverem medidas eficazes, eficientes e entregáveis, adaptadas aos desafios específicos das mudanças climáticas enfrentadas.
Visão geral da série ISO 1409X
ISO Brochura 2:2023 - Mitigação às mudanças climáticas, publicação esta que descreve as normas da série ISO 1406x para avaliação, validação e verificação das emissões de GEE, além de fornecem as ferramentas para que as organizações desenvolvam o ponto de partida para todos os programas de controle e, em seguida, eliminem as emissões de GEE, sendo esse o inventário de linha de base.
Visão geral da série ISO 1406X
As normas técnicas relacionadas a mudanças climáticas são importantes para garantir que as organizações, governos e setores industriais abordem adequadamente questões ambientais e climáticas. Elas fornecem diretrizes, padrões e boas práticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, adaptar-se às mudanças climáticas e promover a sustentabilidade.
Além dessas normas, existem muitos outros padrões e regulamentos específicos para diferentes setores e regiões, que podem se concentrar em áreas como eficiência energética, uso de recursos naturais, mitigação de emissões e adaptação às mudanças climáticas. É importante que as organizações estejam cientes das normas relevantes para suas operações e as sigam para contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e a sustentabilidade.
Por: Rochele Vanin, Glob Engenharia Ambiental
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...