Por que é tão importante as pequenas empresas aderirem ao ESG?
Postado 21/02/2022
Para se diferenciarem!
As pequenas empresas trabalham com quantidades menores, compram em menor quantidade e por isto pagam mais pelos insumos e matérias-primas do que as grandes empresas. As linhas de crédito estão abertas para todos. Mas para os pequenos o acesso ao crédito geralmente está em menor quantidade e com taxas de juro maiores, pois oferecem menos garantias e tem maior risco.
No mundo globalizado, com acesso a informação on-line, com grandes varejistas concorrendo “taco-a-taco” pelos clientes, especialmente nas plataformas digitais, tornando tudo “muito igual”, entendemos que um caminho viável para o crescimento das pequenas empresas é a DIFERENCIAÇÃO.
Mas como se diferenciar para ganhar a confiança dos clientes e consequentemente receber os pedidos de compra tão esperados?
Quais diferenciais podem trazer essa mudança, se bons produtos e bom atendimento, todos podem dar aos clientes?
O grande diferencial é a reputação é a imagem é o posicionamento das empresas no mercado. Vai aparecer mais e melhor quem tiver algo mais interessante para mostrar.
Aspectos não financeiros, credibilidade, transparência, trajetória de crescimento sustentada nos princípios do fundador e nos valores da empresa.
Hoje torna-se muito importante saber quem é a empresa que está oferecendo seus produtos e por que devo comprar dela e não de uma grande marca?
Ao mostrar suas ações, as pequenas empresas, muitas vezes se dão conta que fazem muito mais do que pensam que fazem. A sustentabilidade é um campo vasto e abrange todas as dimensões presentes nos negócios.
Pagar as contas em dia, respeitar a legislação, ter um cuidado com a qualidade de vida dos trabalhadores, sendo até, muitas vezes, paternalista, acompanhar as famílias dos funcionários e seu bem-estar, são práticas naturais das pequenas empresas, mas nem por isto deixam de ser ótimas práticas ESG ou de sustentabilidade.
Participar de um programa que ensine a pensar e aplicar a sustentabilidade, a identificar as práticas sustentáveis já existentes, ajuda as pequenas empresas a pensar o futuro, a elaborar estratégias para superar outros desafios, melhorando ainda mais seu status em ESG e aumentando a sua competitividade frente à concorrência, podendo ser a opção mais sustentável num certame de compras, onde cada vez mais o critério de decisão de compra está considerando quem são os competidores e não somente o preço ofertado.
FONTE: consultor José Tocchetto de Oliveira da Tocchi Empresarial Consultoria
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...