GLOBAL PARTICIPA DO FÓRUM DE BIOGÁS E BIOMETANO NA UCS
Postado 19/06/2017
A Global Engenharia Ambiental participou do 1º Fórum Estadual do Biogás e Biometano, que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho na Universidade de Caxias do Sul, juntamente com o CISGA, para avaliação de soluções tecnológicas que possibilitem o aproveitamento do biogás e biometano gerado na decomposição dos resíduos sólidos.
A digestão anaeróbia com o aproveitamento do biogás gerado é uma alternativa para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos. Esta solução é amplamente utilizada com sucesso em diversos países da Europa, como Holanda, Alemanha e França, conforme explanado pelo palestrante prof. Jules Van Lier, da Universidade de Delft (Holanda). O biogás gerado na decomposição anaeróbia dos resíduos passa por um processo de filtração, e o biometano é queimado para a geração de energia. Além de ser uma energia proveniente do aproveitamento da decomposição natural dos resíduos, o biogás reduz a emissão de gases causadores do efeito estufa (gás metano e gás carbônico). O composto resultante no processo pode ainda ser utilizado como biofertilizante. O biometano também pode ser utilizado como combustível veicular, em substituição ao gás natural.
O Fórum reuniu empresas que oferecem equipamentos e soluções para o reaproveitamento do biogás, bem como universidades com projetos de pesquisa e projetos-piloto de aproveitamento de biogás, além de trazer experiências de cases de sucesso, como os projetos de aproveitamento dos resíduos agrossilvopastoris para a geração de biogás e biometano nas regiões oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Autor: Engª Bianca Peruchin
Nosso Blog
-
Taxonomia Verde: Participe da Consulta Pública no Brasil
O governo brasileiro está dando um passo significativo rumo à sustentabilidade com a criação da Taxonomia...
-
Câmara aprova projeto que estabelece mercado regulado de carbono no Brasil; texto vai à sanção
O Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa vai estabelecer limites de emissões para...
-
Novas Regras do IBAMA para o CTF
O IBAMA publicou recentemente a Instrução Normativa nº 21/2024, simplificando o processo de inscrição e...
-
Senado aprova regulamentação do mercado de carbono
O Senado aprovou em 13/11/24 o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A aprovação ocorre em meio...